top of page

Notícias COLIN

Banho de mar, piscina e higiene inadequada de lentes de contato podem provocar doenças nos olhos

lentes de contato.jpg

A ceratite por Acanthamoeba é uma infecção da córnea de evolução lenta, causada pelo protozoário parasita Acanthamoeba spp, que tem “preferência” por se instalar em lentes de contato. A infecção pode causar cegueira e até perda do globo ocular. O parasita é comum no ambiente, sobretudo na água, tanto doce quanto salgada, porém ainda não se sabe o porquê dele atacar preferencialmente as lentes de contato.

 

Sintomas – Inicialmente seus sintomas são desconforto, ardência, coceira, fotofobia e lacrimejamento em apenas um ou nos dois olhos, o que faz com que seja facilmente confundida com outras doenças oculares. A doença em geral afeta pessoas jovens e economicamente ativas, sendo que depois dos primeiros sintomas, quando a infecção está instalada, causa dor intensa e perda da visão.

 

Como evitar - Para evitar a ceratite por Acanthamoeba, o mais importante é não se expor à água quando estiver com lente de contato e ter muito cuidado com a higiene das mãos na hora da colocação. Nunca usar água de torneira para limpar as lentes.Como medida extra de

proteção, pode-se descartar a solução de desinfecção de lentes usada diariamente, limpá-las com solução nova todos os dias, trocar os estojos a cada três meses e substituir as lentes nos períodos determinados pelo fabricante.

 

Tratamento - O tratamento inicial é feito com antibióticos e colírios, que muitas vezes têm de ser importados de outros países e o paciente pode precisar de tratamento para catarata, que também pode ser decorrente da infecção causada pelo protozoário. O uso prolongado de medicamentos pode prejudicar a córnea, que em último caso deve ser transplantada, mesmo assim com sérios danos à visão.  O importante é manter um rigoroso processo de limpeza das lentes de contato, evitar expô-las à água doce ou salgada, e procurar um oftalmologista assim que os sintomas se apresentarem.

bottom of page