top of page

Notícias COLIN

Cuidar dos olhos no verão é fundamental para evitar doenças futuras

Artigo_Colin_-_Verão.jpg

O verão está aí e o calor e o sol nos convidam a desfrutar de atividades ao ar livre e a nos refrescar em piscinas, praias e cachoeiras. Além dos cuidados comuns neste período (de nos mantermos hidratados e usando protetor solar), devemos ter uma atenção especial com nossos olhos, afinal, com as altas temperaturas aumenta a incidência de raios ultravioleta, e a possibilidade de infecções.


Conjuntivite em alta - Doenças como a conjuntivite aumentam neste período, seja ocasionada por questões químicas, como o contato do cloro da piscina com os olhos, pelo aumento da poluição ou por transmissão viral. O recomendado ao voltar da piscina e da praia é lavar os olhos com soro fisiológico, o que pode prevenir alguma reação e também evitar que os olhos fiquem ressecados. É importante observar sintomas como coceira, vermelhidão e sensação de queimação. Se o uso de soro não amenizar estes incômodos, procure um oftalmologista. Como a conjuntivite é uma doença contagiosa e sua propagação se dá facilmente por contato físico com pessoas ou objetos de uso comum, recomenda-se evitar compartilhar camisetas, toalha, roupa de cama e óculos de sol.

 

Use óculos de sol de qualidade - Para se proteger dos raios ultravioletas, o indicado é usar bonés e chapéus quando exposto ao sol e lembrar que o protetor solar dos olhos são os óculos escuros.  É fundamental que sejam óculos de qualidade, com proteção ultravioleta comprovada, uma vez que o uso de óculos escuros sem proteção ultravioleta é ainda pior para a saúde ocular. Isso porque a pupila se dilata, e como não há um filtro, potencializa a entrada dos raios ultravioletas, o que pode contribuir para o desenvolvimento de enfermidades futuras. O ideal é usar óculos escuros sempre que estiver exposto ao sol, sobretudo entre 10h e 16h, seja adulto ou criança.


Lente de contato - Quem usa lente de contato deve dar maior atenção à hidratação dos olhos no verão e também ficar atento à sua higienização. A lente de contato é sempre um corpo estranho aos olhos, por isso deve ser de boa procedência e ter seu uso acompanhado por um oftalmologista. O ideal é usar óculos apropriados para nadar, pois algumas bactérias podem ficar alojadas entre a córnea e a lente, causando infecções.

 

Protetor solar e suor – Com banhos de mar e de piscina mais frequentes e o forte calor, tome cuidado com as irritações causadas pelo protetor solar e pelo suor. Lavar o rosto e tirar a água do mar ou da piscina e o uso de coírios lubrificantes diminui o risco de irritação nos olhos. Outra dica é evitar coçar os olhos, pois isso pode lesionar e piorar a irritação ou alergia.

bottom of page