top of page

Notícias COLIN

10 dicas preciosas para a sua saúde oftalmológica

 

A saúde dos olhos é tão importante como tudo relativo à saúde integral das pessoas. Incluir alguns hábitos em sua rotina pode te ajudar a evitar problemas que prejudicam a visão e que, a longo prazo, podem afetar outros órgãos ou contribuir para alguma enfermidade.

 

- A primeira coisa que se deve levar em conta è a consulta ao oftalmologista que deve ser anual. A consulta anual serve também para detectar doenças silenciosas como o glaucoma (que pode levar a cegueira), hipertensão ocular, diabetes, entre outras. 


- Os especialistas aconselham ainda que as pessoas nunca cocem os olhos já que há risco de machucar ou causar deformidades nas córneas (a lente transparente na frente do olho).

 

- Usar colírio apenas com orientação médica, afinal, como qualquer medicação, cada colírio tem uma indicação específica, contraindicações e efeitos colaterais. Um colírio pode aumentar a pressão intraocular para tratar determinada doença e outro pode ser prejudicial para quem tem pressão alta. Por isso, é necessário avaliar cada caso no consultório. 

 

- Outro cuidado que as pessoas devem ter é com os óculos escuros que devem ter a proteção correta contra os raios UVA/UVB. Afinal, quando estamos em um local escuro, nossas pupilas dilatam para tentar deixar entrar mais luz dentro dos olhos, se você usar um óculos sem proteção, haverá mais exposição dos olhos ao sol. Somente a proteção correta nos óculos evita esse problema e ainda previne o aparecimento de doenças como catarata precoce, tumores oculares, pterígio e degeneração macular relacionada à idade.

 

- Para as mulheres os médicos alertam que não compartilhem maquiagem, já que podem transmitir doenças. Dividir pincéis, esponjas, rimel e outras maquiagens usadas nos olhos podem transmitir desde conjuntivites até herpes ocular.

 

- Quem usa lente de contato deve fazer a higienização adequada das mesmas, já que a falta de limpeza pode causar infecções sérias. Por isso, as lentes de contato devem sempre ser limpas antes e após o uso, mas apenas com os produtos de higiene específicos e com as mãos bem lavadas. Os estojos devem ser trocados a cada três meses. Produtos como soro fisiológico ou água podem estar contaminados e acabam infectando as lentes. Isso pode virar desde uma alergia até uma infecção ocular grave. Cuide sempre e caso sinta desconforto, vermelhidão nos olhos, secreção, lacrimejamento e coceiras, procure o seu oftalmologista.

 

- Quem trabalha com atividades de leitura ou computador, pode realizar pequenos intervalos de descanso que ajudam a relaxar o músculo ocular e evitar o olho seco. Faça assim: a cada 30 minutos, dê uma pausa de 20 segundos e olhe para uma distância mínima de seis metros, ou seja, procure olhar para o horizonte ou o mais longe possível. 

 

- Evite mergulhar em rios, piscinas ou mar que pareçam ter água contaminada que possa causar alergias e conjuntivites.

 

- Deixe os ambientes ventilados e as roupas e cobertores limpos, uma vez que a proliferação de poeira, ácaros e vírus também prejudica os olhos. Alergias oculares e alguns tipos de conjuntivite podem ser transmitidos em lugares mal ventilados e mal higienizados.

 

- Por fim, caso sua profissão exija óculos de proteção, siga esta orientação que é fundamental para evitar acidentes sérios com os seus olhos. Uma lixadeira, por exemplo, pode projetar objetos metálicos pequenos que, se atingirem o olho, pode causar uma perfuração ocular. Produtos químicos também podem causar lesões graves.  Por isso, se a sua profissão exigir, nunca deixe de usar óculos de proteção.

bottom of page