top of page

Notícias COLIN

Evite complicações devido ao uso incorreto das lentes de contato

Lentes são uma alternativa aos óculos

A lente de contato é uma alternativa para quem prefere evitar os óculos no dia a dia, mas o paciente deve levar a sério as recomendações de seu oftalmologista que ressalta a necessidade de não dormir com a lente e fazer sua higiene correta. Pode até parecer que um dia só sem limpar ou umas horinhas de sono não afetaria sua saúde, mas a realidade é que sem a oxigenação ideal e limpeza correta o risco de bactérias e fungos se proliferarem na córnea é grande, e isso pode levar desde sintomas leves como coceira, irritação e conjuntivite alérgica, como a casos mais graves de infecções que levam à necessidade de um transplante de córnea. 

 

Por isso é fundamental que quem prefira lente de contado tenha consciência de que nem todos estão aptos para usá-la, como por exemplo, pessoas com pouca lubrificação nos olhos. Seu uso deve ser receitado por um médico que fará exames clínicos e complementares que permitirão a prescrição correta. O paciente também deve estar atento a detalhes como o prazo de validade, o que evita muitas complicações na sua saúde ocular, afinal as lentes de contato são um dispositivo médico que se usadas de forma inadequada, podem causar danos.

Ao  lavar as lentes de contato, deve-se seguir as recomendações médicas e do fabricante, pois a lavagem incorreta pode provocar infecções graves nos olhos. Um dos riscos é que o usuário desenvolva uma ceratite, um tipo de inflamação da córnea que pode levar a um problema crônico, que compromete a visão e pode inclusive deixar a pessoa cega. 

 

Sintomas - Reconhecer os sintomas da infecção de córnea ajuda a conseguir sua cura. Por isso, quem usa lentes de contato deve ficar atento a sintomas como diminuição ou perda da visão, vista embaçada, olho vermelho, dor nos olhos ou no seu entorno, mesmo depois de tirar as lentes de contato, sensibilidade à luz, olhos lacrimejantes e sensação de um corpo estranho nos olhos. Caso um ou mais destes sintomas ocorra após o uso de lentes de contato, é imprescindível que se consulte um oftalmologista para o correto diagnóstico e tratamento. Há quatro tipos de infecções que podem ser causadas pelo mal uso das lentes de contato: bacteriana, por parasita, viral e fúngica.   

Ao usar lentes enquanto dorme, não higienizá-las corretamente, armazenar ou lavar as lentes com água, ou compartilhá-las com outras pessoas, elas podem ser contaminadas por bactérias e requerem atenção médica para o tratamento correto bem como a prescrição de colírio antibiótico. Há também um parasita raro, a ameba Acanthamoeba, que pode provocar uma infecção ocular que leva à perda da visão. Uma das causas dessa infecção pode ser a lavagem da lentes com água da torneira, a higienização deve ser feita sempre com soluções específicas para lentes. 

 

O risco de ceratite fúngica aumenta com o uso de lentes e pode ocorrer após algum trauma vindo de espinhos ou galhos que entraram em contato com os olhos. A herpes labial é outro agente de infecções no olho e pode afetar até mesmo pacientes que não usam lentes de contato, por isso recomenda-se nunca tocar os olhos sem lavar as mãos e que se lave as mãos antes de higienizar as lentes. 

Recomendações para quem usa lente evitar infecções: 

- Retirar as lentes se sentir dor, vermelhidão ou irritação

- Lavar bem as mãos com água e sabão antes de manuseá-las

- Lavar bem as lentes e suas caixinhas com as soluções de limpeza adequadas

- Não usar água da torneira para limpar lentes ou suas caixinhas

- Não armazenar as lentes em água da torneira

- Evitar tomar banho, nadar ou usar uma banheira de hidromassagem com lentes de contato

- Não usar lentes para dormir, apenas se for prescrito por seu médico

- Não compartilhar lentes de contato

bottom of page